História Mundial: O Iluminismo

. Século XVIII: século das luzes: iluminismo e suas ideias;

. Renascimento do pensamento racional;

Antiguidade à Grécia clássica

Idade Média XIV/XVI à Teocentrismo: a razão até onde ‘bate’ na fé = surge, por exemplo, escolástica de São Tomás de Aquino / à Renascimento da razão segundo sua concepção clássica: é aplicada na arte e embrionariamente na ciência

∟XVIII à Revolução Científica. A razão começa a questionar universalmente conceitos admitidos até então. É a razão aplicada à natureza.

∟ XVIII à Iluminismo é a maturidade da razão aplicada ao HOMEM (política, econômica e sociedade).

O que é ultrapassado é chamado pelos iluministas de antigo regime (política: absolutismo; economia: mercantilismo; sociedade: estamental; cultura: educação clerical). Era irracional.

  • Absolutismo: limita o poder do soberano por meio de uma série de liberdades previsto em um documento denominado constituição;
  • Mercantilismo: é uma prática adotada para acumular ouro e prata para sustentar o Estado centralizado. Crença de que toda riqueza do mundo era finita e para um ficar mais rico o outro teria que ficar mais pobre. Os iluministas achavam essa ideia irracional. O monopólio era irracional. O mercantilismo deveria ser substituído pela não intervenção do Estado na economia. Há que se ressaltar que o absolutismo não é igual em todos os Estados;
    • Coubert: coubertismo à produtos manufaturados franceses de luxo e sofisticados era uma maneira de driblar o protecionismo. Quem tem muito dinheiro, quer coisa cara e refinada e paga o quanto for preciso. Ex: móvel estilo Luís XIV, peruca.
    • Sociedade estamental: eles criticam anunciando a ideia de igualdade civil (todos são iguais perante a lei);
    • Educação clerical: deveria ser substituída por uma educação laica;
      • O iluminismo foi mais forte na França. Por era onde o absolutismo era mais forte. O iluminismo era, de forma geral, produzido por setores aristocráticos. É também uma questão que prosperou na Europa Ocidental pois foi fruto de todo um desenvolvimento da razão ocidental e não oriental. Pode também ser chamado de ilustração.
      • Na economia, a ideia era de liberalismo. Por um lado temos a fisiocracia (baseada na divisão da terra) e do outro temos a escola clássica. O iluminismo anglo-saxão é mais pragmático do que o modelo francês. Há um certo elitismo no pensamento iluminista. Na 2ª metade do século XVIII há aplicação das ideias iluministas pelos monarcas absolutistas, que resultou num movimento denominado ‘Despotismo esclarecido’ ou absolutismo ilustrado (Portugal, Espanha, Rússia e Prússia), países onde a burguesia é fraca e a aristocracia é forte. Nesses países o rei toma medidas para fortalecer o Estado.
        • Na Inglaterra ocorre a Revolução Industrial no início do século XVIII. A Inglaterra começa a ficar rica e os outros países começam a invejar essa condição da Inglaterra e começam a modernizar-se. Os reis ‘pegam’ as ideias acessórias que convém ao seu reino e incorpora em curto prazo, ignoram as ideias políticas essenciais do movimento iluminista. Esse período é de curta duração na história.

Reformismo: A maioria dos iluministas era dessa corrente.

Revolucionária: não é possível (J-J Rousseau) reformar o antigo regime, é preciso derrubá-lo para transformá-lo à ideia alicerce de parte do grupo que incitou a Revolução Francesa.

Anúncios

Uma resposta para “História Mundial: O Iluminismo

  1. Pingback: Edital de História Mundial: Resumos & Fichamentos | Internacionalista·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s