Geografia: Formação e estrutura dos blocos econômicos internacionais

Antecedentes

  • 1703: Tratado de Methuen, entre Portugal e Inglaterra, que previa privilégios para o vinho proveniente de Portugal no mercado inglês e do tecido proveniente da Inglaterra no mercado português;
  • 1834: Zollverein alemão, que previa união alfandegária entre 18 países europeus, passo inicial para a unificação alemã;
  • A partir da Segunda Guerra Mundial é desenvolvida a CECA, predecessora da atual União Europeia;
  • Paralelamente à CECA, a União Soviética lança a COMECON. Cuidado! A COMECON não buscava a liberalização comercial, a organização queria apenas garantir a estabilidade econômica dos países submissos ao governo moscovita (TPS 2012).

Algumas vantagens e desvantagens dos blocos econômicos

  • Vantagens: integração produtiva, como, por exemplo, a fabricação de autopeças no Brasil e na Argentina, sob o âmbito do Mercosul, proporcionando intercâmbio comercial muito elevado, ajudando ambas as economias; estabilidade regional; a existência da OMC é ótima ferramenta para regular as relações comerciais entre os países e entre seus respectivos blocos;
  • Desvantagens: redução do grau de liberdade para a condução de políticas internas; para alguns autores, a divisão do mundo em blocos regionais pode fragmentar a economia;

Principais tipos de blocos econômicos

BlocosEconomicos

Definição de Bertha Becker:

• Zona de preferência tarifária: são adotadas para os países membros tarifas inferiores aquelas adotadas para terceiros. Neste tipo de bloco as tarifas são reduzidas, mas não abolidas. É o primeiro estágio de integração econômica. Exemplo: ALADI.

• Zona de Livre Comércio: objetiva a eliminação de tarifas, cotas e preferências em todos os bens e serviços negociados dentro do bloco, sem, entretanto adotar uma tarifa externa comum. Para o funcionamento das zonas de livre comércio é necessário que haja um mecanismo de regras de origem, de modo a evitar que um produto seja importado de países de fora do bloco e depois reexportado para dentro do bloco se aproveitando da inexistência de tarifas. Assim, o produto comercializado para o parceiro do bloco tem que ter um determinado percentual de seu valor agregado gerado dentro do próprio bloco. Exemplo: NAFTA.

• União Aduaneira: apresenta as características de uma zona de livre comércio e também uma política comercial externa comum, em termos de tarifas e barreiras. Uma União aduaneira completa deve também harmonizar as restrições quantitativas no comércio e os subsídios às exportações. De fato, toda a política comercial para os membros deveria ser unificada, com o bloco tendo uma voz única em futuras negociações comerciais. Exemplo: Mercosul.

• Mercado Comum: engloba os aspectos de uma união aduaneira, mas, além da livre circulação de bens e serviços, incorpora o livre movimento dos fatores de produção: trabalho e capital. No mercado comum há um esforço de coordenação de políticas macroeconômicas, havendo necessidade de mudanças institucionais mais significativas. Com a livre circulação do trabalho, a migração torna-se um elemento sensível no esforço de união entre os países.

• União Econômica: avançando além do livre movimento de bens, serviços e fatores de produção, a união econômica envolve um alto grau de harmonização das políticas econômicas nacionais e a criação de um conjunto de instituições supranacionais para gerir as questões comunitárias, podendo chegar a criação de um banco central comunitário e moeda única. Uma integração econômica completa tende a criação de uma espécie de federação entre os países. Depende de um alto grau de sofisticação institucional. Exemplo: União Europeia.

Anúncios

Uma resposta para “Geografia: Formação e estrutura dos blocos econômicos internacionais

  1. Pingback: Edital de Geografia: Resumos & Fichamentos | Internacionalista·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s