[Articulista] Guilherme Carvalho: A ditadura teocrática do Irã

42E5933BA7D1536A1207F219EFEE1

Imagem: Blog Álvaro Neves

Assista aos vídeos em que o autor, Guilherme Carvalho, explana sobre seu artigo, intitulado “A ditadura teocrática do Irã”.

Vídeos:

Parte 1

Parte 2

Resumo:

Esse artigo tem como foco observar como as transformações sociais e estatais se deram no Irã desde a revolução islâmica de 1979, ressaltando importantes fatos para o Estado iraniano que vieram á consolidar uma política rígida nos âmbitos interno e externo, e realizar recortes históricos para melhor situar o trabalho. Visamos também destacar os principais líderes inseridos nesse processo, e suas atuações para a consolidação do processo autoritarista. Levantamos uma questão estrutural: Após todo o acúmulo de fatores desenvolvidos desde a revolução islâmica, e a consolidação da política teocrática, é possível haver uma democracia verdadeira no Irã? Concluímos assim, que a democracia se encontra longe do campo político de atuação como sistema político no Irã, devido á estrutura criada dentro do estado, para a proteção do sistema teocrático de governo.

Sobre Guilherme Carvalho:

servletrecuperafotoAluno de graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Foi diretor de finanças do Centro Acadêmico Sérgio Vieira de Melo, Responsável pelas finanças da instituição, além de membro do corpo decisório. Co-fundador do Projeto Panorama, projeto esse que visa trazer o debate entre acadêmicos, políticos e empresários sobre os mais diversos assuntos. Atualmente engajado em um projeto de pesquisa na linha de: A identidade coletiva regional no sistema internacional contemporâneo: a América do Sul e os países árabes frente a nova ordem multipolar. Com foco da pesquisa voltado para: A participação da América do Sul na formação e reconhecimento do Estado Palestino.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s