Os objetivos de desenvolvimento sustentável

MeioAmbiente

Por Arantxa Santos[1]

Diariamente acompanhamos a relação do homem com o meio ambiente sendo modificada devido à intensa industrialização e ao contínuo crescimento das cidades em busca de desenvolvimento, causando efeitos negativos na natureza, como a poluição do ar e das águas, além da escassez dos recursos naturais dos quais dependemos como resposta à exploração desenfreada.

No entanto, o desenvolvimento é essencial para a sociedade, sendo importante a combinação deste com a preservação ambiental de modo a não comprometer o futuro da humanidade. Com isso, nasceu o conceito de desenvolvimento sustentável, que se baseia na obtenção de crescimento levando em consideração medidas economicamente viáveis de forma ambientalmente correta e socialmente justas, garantindo o bem estar das próximas gerações.

Objetivo-7Dessa forma, a Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou objetivos baseados no desenvolvimento sustentável sob os moldes dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) a serem alcançados até 2030, cujo principal desafio é incentivar a cooperação internacional e inspirar a criação de metas de sustentabilidade por parte dos países-membros da ONU com o intuito de alcançar resultados em nível global.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) surgem para substituir os ODMs após 2015, buscando promover a igualdade e inclusão social ao redor do mundo, incentivar a cooperação na questão ambiental, além de promover a implantação do desenvolvimento sustentável nas políticas nacionais.

As metas abordam dez temas: acabar com a pobreza; promover o crescimento sustentável e empregos; educação para todos; proteção dos direitos humanos; saúde para todos; agricultura sustentável; cidades sustentáveis; energia sustentável e mudanças climáticas; biodiversidade sustentável; boa governança.

No Brasil, assim como em outros países em desenvolvimento, a temática envolvendo a sustentabilidade tem caminhado a passos lentos, e apesar de existir no país uma consciência ambiental ainda se encontram obstáculos para inclusão das questões ambientais e sociais nas metas do desenvolvimento.

Além disso, o desmatamento ainda é grande, identifica-se a ausência de coleta seletiva em grande parte do país e o uso de combustíveis fósseis sem a perspectiva de substituição para fontes de energia renováveis ainda são problemas recorrentes no Brasil.

Destaca-se ainda a preocupação com a Amazônia, devido a sua relevância para o Brasil e para o mundo. É preciso garantir que o uso dos recursos naturais presentes na Amazônia sejam aproveitados de forma sustentável, através da educação ambiental, de maneira a colaborar com o desenvolvimento do país aliado ao uso inteligente da floresta.

No âmbito da Organização das Nações Unidas e para que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável sejam alcançados é necessário que exista uma aliança entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, o uso racional dos recursos e a qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo, além de incentivar a cooperação em prol do bem comum, ou seja, implementar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030.


servletrecuperafoto


[1]
Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia – UNAMA e pós-graduanda em Gestão Ambiental pela Faculdade Ideal – FACI. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Comércio Exterior e Turismo, e na área de Relações Internacionais, atuando principalmente em temas ligados ao meio ambiente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s