O que é ecoterrorismo?

MeioAmbiente

Por Arantxa Santos[1]

Em meio ao mais recente atentado terrorista, o ataque ao jornal francês Charlie Hebdo, retomou-se o debate na área de relações internacionais referente ao terrorismo. O assunto ganhou relevância após o atentado contra os Estados Unidos da América em 2001 e desde então sofreu alterações e influenciou reformas nas teorias e nas análises da área voltadas para o tema.

O terrorismo, em sua forma inicial, pode ser conceituado como a utilização da violência visando atingir um grupo de pessoas específicas em razão de sua origem religiosa, política ou ideológica, sob o caráter imprevisível do ataque e a impossibilidade de defesa por parte das vítimas, conceito este que ganhou espaço exclusivo nas esferas locais e globais de discussão.

Porém, a questão ambiental também obteve destaque na ordem internacional, em especial devido à preocupação crescente com a escassez dos recursos naturais essenciais para o bem estar humano. Com isso, a problemática ambiental ganhou mais atenção e mobilizou a elaboração de novos valores e princípios no âmbito da proteção ao meio ambiente.

A preservação ambiental é, de fato, um assunto urgente para a sociedade atual, portanto as consequências dos danos ambientais são vistas de forma negativa pela sociedade consciente. A necessidade urgente em conter os desastres ambientais provocados pelo homem fortaleceu a massificação dos valores de preservação ao ecossistema, alcançando pessoas de todas as raças e níveis de escolaridade ao redor do mundo.

Este contexto gerou um protagonismo e um compartilhamento das questões ambientais sem precedentes na história da humanidade. Os apelos para a preservação ambiental têm sido divulgados de forma cada vez mais intensa, o que inevitavelmente trouxe um comportamento radical perante países, órgãos e cidadãos que ainda não se tornaram conscientes das questões ambientais.

Dessa forma, origina-se o ecoterrorismo, também chamado de terrorismo ecológico ou ambiental, geralmente empregado em duas questões: quando governos, grupos ou indivíduos ameaçam ou provocam propositalmente a destruição do meio ambiente ou quando organizações, que se declaram defensoras da natureza, cometem crimes contra governos e empresas que prejudicam o meio ambiente.

nota253

Imagem: Google Images / facerunners.com

Nasce então uma nova forma de terrorismo, utilizado como definição para as práticas consideradas ilegais que afetam direta ou indiretamente o meio ambiente e vão contra as leis internacionais e/ou nacionais sobre a questão ambiental. O ecoterrorismo, como a própria expressão sugere, trata-se do movimento que se utiliza das práticas terroristas para fins de preservação da natureza. Trata-se de um movimento recente, que tem surgido principalmente em países desenvolvidos.

Uma das formas de ecoterrorismo é o bioterrorismo, que consiste no uso de agentes biológicos para a contaminação dos recursos naturais, em especial da água. No Brasil, foram noticiadas ações terroristas suspeitas como, por exemplo, incêndios em concessionárias de carros.

A explicação da origem e da força deste movimento nos países em desenvolvimento pode ser explicada pela educação da população e, consequentemente, maior conscientização dos problemas ambientais. Isso ocorre, portanto, pelo fato de que o mundo desenvolvido não está mais preso ao desejo de desenvolvimento, sendo mais importante desenvolver-se de maneira sustentável baseada em um nível de qualidade de vida satisfatório em harmonia com o meio ambiente.


servletrecuperafoto[1] Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia – UNAMA (2013) e com especialização em andamento em Gestão Ambiental pela Faculdade Ideal – FACI. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Comércio Exterior e Turismo, e na área de Relações Internacionais com ênfase em organizações internacionais, atuando principalmente em temas ligados ao meio ambiente.

Anúncios

Uma resposta para “O que é ecoterrorismo?

  1. Pingback: A crise da água no Brasil e no mundo |·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s