Dia Mundial do Meio Ambiente: 7 bilhões de sonhos

 

MeioAmbiente

Por Arantxa Santos[1]

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada no ano de 1972 em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização da conferência, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade internacional para os problemas ambientais e para a importância em preservar os recursos naturais.

Com a conferência iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental nos países. Reconhecida como a primeira atitude mundial em tentar organizar as relações entre o homem e o meio ambiente, pois já se detectava graves problemas futuros em razão da poluição atmosférica provocada pelas indústrias.

Dessa forma, O Dia Mundial do Meio Ambiente é um dos principais meios das Nações Unidas para incentivar a consciência mundial e ações em prol do meio ambiente. Ao longo dos anos, a data se tornou uma plataforma para a sensibilização das pessoas, sendo celebrada em mais de 100 países, se caracterizando também como um marco para o dia em que representantes de vários países se reuniram com o objetivo de discutir a sua corresponsabilidade referente à questão ambiental.

A cada ano a data tem um tema diferente, este ano o tema proposto pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com moderação”, reforçando a importância do consumo consciente.

Segundo a ONU, o crescimento populacional e o desenvolvimento econômico têm impactado diversos ecossistemas do planeta, que se aproximam de pontos críticos de esgotamento de recursos ou modificação irreversível. Em 2050, se os atuais padrões de consumo e produção permanecem os mesmos, e com a previsão de uma população global de 9,6 bilhões, serão necessários três planetas para sustentar nossos modos de vida e de consumo.

As iniciativas por parte dos países no que se refere à conscientização sobre a conservação ambiental estão se tornando cada vez mais comuns. No entanto, a análise que deve ser feita é sobre a atuação da ONU, especialmente através do PNUMA, criado com o objetivo de coordenar as ações internacionais de proteção ao meio ambiente e de promoção do desenvolvimento sustentável apesar de não ter força no sistema internacional.

Em razão da seriedade da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial, por ser uma oportunidade para que todos percebam a importância de cuidar da Terra e entender que viver de forma sustentável é sobre fazer mais e melhor com menos, para garantir um futuro saudável.

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais.

1


servletrecuperafoto[1] Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia – UNAMA (2013) e com especialização em andamento em Gestão Ambiental pela Faculdade Ideal – FACI. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Comércio Exterior e Turismo, e na área de Relações Internacionais com ênfase em organizações internacionais, atuando principalmente em temas ligados ao meio ambiente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s