Seleção de Notícias #15 (Américas): Semana de 08/06 a 15/06

Por Rafaela Marinho*

Seleção de Notícias

BRASIL

INFRAESTRUTURA

Dilma

Dilma Rousseff discursa em lançamento do Programa de Investimento em Logística. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Na terça (09), a presidente Dilma Rousseff lançou nova fase do Programa de Investimento em Logística (PIL), que envolverá o investimento de 198 bilhões de reais, pela iniciativa privada e por parcerias público-privadas. O foco do plano são as ferrovias, para as quais devem ser destinados 86,4 bilhões, mas o plano também abrange investimentos em concessões de rodovias, portos e aeroportos. Segundo o Planalto, essa fase beneficiará diretamente 20 estados e 130 municípios.

RELAÇÕES BILATERAIS

BRASIL-ARGENTINA

Na terça (09), segundo noticiado pelo Brasil Econômico, Brasil e Argentina chegaram a um entendimento e acertaram a prorrogação do acordo vigente por mais um ano, sem mudanças no regime atual — o que beneficiará mais ao Brasil do que à Argentina. A renovação do convênio de livre comércio com deverá ocorrer oficialmente no âmbito do Plano Nacional de Exportações, que será anunciado pela presidenta Dilma Rousseff em 23 de junho.

Vale lembrar: Embora o acordo automotivo ainda esteja vigente, as exportações brasileiras de automóveis, peças e tratores para a Argentina vêm perdendo força, e recuaram 18,2% até maio. Situação ainda mais delicada enfrenta a indústria automotiva daquele país, que viu as vendas para o Brasil caírem 31%.

VENEZUELA

Durante a última semana, uma comitiva de alto nível enviada pelo presidente Nicolás Maduro esteve no Brasil. A comitiva ficou no país por cinco dias, quando visitou empresas que pertencem ao grupo J&F, dona do frigorífico JBS, e a Brainfarma, da farmacêutica Hypermarcas, além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da atual presidente Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada.

Na sexta (12), a venezuelana Lilian Tintori, mulher do oposicionista preso Leopoldo López, promoveu um protesto na frente da Embaixada do Brasil em Caracas, para pedir à presidente Dilma Rousseff que pressione pela libertação dos prisioneiros políticos venezuelanos.

Vale lembrar: López está preso desde fevereiro de 2014, acusado de incitar manifestações violentas. O dissidente está fazendo greve de fome há 18 dias.

Leia mais: Fora da agenda, Dilma reúne-se com líder da Assembleia da Venezuela

COLÔMBIA

Na quarta (10), um novo ataque atribuído às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) deixou cerca de 500 mil de moradores do departamento colombiano de Caquetá, no sul do país, sem energia elétrica. A ação foi condenada pelo presidente Juan Manuel Santos, em Bruxelas, durante a cúpula CELAC-UE.

Vale lembrar: As Farc anunciaram a suspensão de seu cessar-fogo unilateral em 22 de maio.

Leia mais: Negociações de paz entre Colômbia e Farc avançam apesar de ataques


Rafaela_Marinho_01*Rafaela Marinho – Jornalista formada pela Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência em veículos da mídia, como a revista “EXAME”, da Editora Abril, e o jornal “O Globo”, bem como interesse na cobertura de assuntos econômicos, das relações internacionais e da diplomacia brasileira.


Screen Shot 2015-03-16 at 10.01.04 AM
Esta seleção de notícias é realizada pela ferramenta de fichamentos do Clipping CACD e pelo Clipping de Notícias diário da plataforma. Esta seleção não pretende abranger ou esgotar a totalidade de assuntos e de fontes relevantes na atualidade para os estudos ao CACD. É importante manter uma leitura própria dos assuntos pertinentes.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s